Como funciona uma franquia de padaria?

A franquia de padaria está constantemente aliada ao crescimento. Esse setor apresenta ótima oportunidade aos investidores que almejam ingressar no ramo de uma marca estabelecida no mercado. Atualmente são consideradas, dentre as franquias de alimentação, o meio mais seguro e prático de se tornar o dono do próprio negócio.

Saiba quais são as vantagens de se investir em uma franquia de padaria:

Um dos principais motivos de empreendedores investirem em uma franquia de padaria é o fato de o modelo de negócio já ser estruturado e ter a sua marca conhecida pelo público no mercado. E, mesmo se o investimento em franquia não significar garantia de sucesso, as chances são consideradas grandes.

As vantagens estão também na redução de custos. Em uma rede, as despesas com ações:

  • comunicação e marketing: Divulgação de promoções, campanhas de acordo com a programação da franqueadora, direcionada a todas as unidades da rede;
  • treinamentos: especialização dos franqueados e colaboradores no segmento. Isso torna o atendimento e a produção uma marca registrada da franquia e proporciona nos encontro a troca de experiências.
  • Suporte técnico: o atendimento personalizado da franqueadora para com o franqueado também é uma forma de redução de custos. Logo que a franqueadora possui profissionais capacitados para solucionar diversos problemas ou situações como: TI, software de gestão, projetos. Além de atendimento rápido.

Por se tratar se um ramo alimentício, as exigências são maiores: requer controle e periodicidade da realização das atividades, da limpeza do local, cuidados no manuseio dos alimentos e diversos outros detalhes envolvendo a vigilância sanitária. Além disso, o controle do estoque deve ser rigoroso, principalmente por se tratar de itens perecíveis.

Como você pode ver, investir em uma franquia de alimentação pode gerar um excelente retorno financeiro ao franqueado. Além disso, as consideradas desvantagens desse modelo de negócio estão ligadas ao controle sanitário, o que é facilmente contornado com orientação e prática. Assim, pesando na balança, é possível identificar mais prós do que contras nesse tipo de franquia de padaria.

O que é necessário pensar antes de investir:

  • Localização: é um fator muito importante para se pensar no setor de franquia de alimentação. Locais com alto fluxo de pessoas e centralizados podem induzir maiores vendas. É importante que o empreendedor defina em qual tipo de franquia irá investir e consequentemente que tipo de público atenderá, para definir a localização ideal para a sua panificadora. Um exemplo é a padaria drive thru, que essencialmente deve estar localizada em pontos estratégicos com circulação de veículos;
  • Processo e equipamento: o tradicional forno a lenha vem sendo substituído por equipamentos a gás e elétricos. Os maquinários utilizados para a produção foram atualizados: balanças, batedeiras, liquidificadores, refrigeradores, estufas etc. Isso garante a agilidade, segurança e qualidade nos processos das padarias modernas;
  • Investimento: Para abrir uma franquia de padaria, o investimento pode variar dependendo do tamanho do negócio. Além disso, os mix de produtos ou até mesmo da localização são variações importantes. Portanto, dependendo do tipo de produtos que serão fabricados, será necessário um capital para pagar fornecedores antes de receber dos clientes;

 Então, saiba o que você precisa analisar antes de investir em uma franquia, acessando o nosso ebook.

18 de outubro de 2018
Compartilhe: