Por que algumas franquias preferem sócio operador?

Você quer mudar de ramo e investir em franquia de alimentação, mas não tem dinheiro suficiente para começar o negócio? Ou ainda, não tem tempo para se dedicar integralmente à nova empresa? Saiba que essa modalidade de empreendimento dispõe de dois tipos de sociedade que se complementam para que o sucesso seja alcançado.

Aqui vamos te explicar que existem duas modalidades de sócios para franquias e qual o papel de cada uma. Elas são chamadas de sócio investidor e sócio operador, e se complementam no gerenciamento e operação da empresa.

Sócio investidor e sócio operador

  1. O sócio investidor é aquele que possui meios financeiros para abrir uma franquia e espera o retorno do negócio através do lucro obtido. Ele acompanha de perto o tempo de payback de franquia drive thru.
  2. O sócio operador é quem está no dia a dia da franquia, pois ele é a pessoa que vai atuar à frente das atividades da empresa.

Qual a importância do sócio investidor e sócio operador?

O sócio investidor é responsável por injetar recursos para a saúde financeira do negócio. Ou seja, ele é o aporte necessário para que a ideia de se tornar um franqueador vire realidade e se torne uma fonte de lucro. Mas nem sempre ele tem tempo para gerenciar uma franquia. Daí procura alguém que possa fazer isso.

O sócio operador é quem vai dispor de tempo e força de trabalho para “tocar” o negócio. Esse diferencial pode fazer seu empreendimento estar entre as melhores franquias para 2018. O sócio operador também pode estar em busca de um investidor para dar início a um negócio.

No entanto, será a capacidade profissional do sócio operador que vai definir a sua aprovação pela franqueadora. A escolha do candidato é feita levando-se em conta as suas características pessoais, sua formação, espírito de liderança, capacidade de gestão, entre outros. Os que têm experiência nesse mercado estão um passo à frente.

Mas, então, por que algumas pessoas preferem o sócio operador? Por suas características:

  • Estar presente, gerenciando o seu negócio e garantindo que a operação rode nos padrões da franqueadora;
  • Ter características que facilitem a empatia com clientes e funcionários;
  • Gostar de colocar a mão na massa;
  • Ter tempo para se dedicar integralmente à franquia;
  • Ele recebe, além da participação nos lucros definida no contrato social, um pro-labore, ou seja, um pagamento referente ao tempo de trabalho executado.

 

Por oferecer diversos modelos de negócios e estar num mercado de constante evolução, as franchisings absorvem tanto o investidor quanto o operador. Vale destacar que numa franquia de alimentos sócio investidor e sócio operador têm seu papel e suas obrigações, visando o sucesso do empreendimento.

O ideal seria que ambos perfis estivessem presentes no mesmo empresário, mas isso raramente acontece. Por isso há a possibilidade de buscar um sócio com perfil complementar, que some nessa parceria em busca do sucesso e eficácia da gestão.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto?

Acesse nossa página da franquia e conheça os benefícios de ter uma Padaria Drive Thru:

 

 

4 de abril de 2019
Compartilhe: