O que preciso saber antes de investir em uma franquia de padaria?

É natural que o setor de padarias seja um dos mais concorridos que existe no mercado de alimentação. Afinal, em praticamente todos os bairros tem pelo menos um estabelecimento desse tipo em funcionamento. Por isso, abrir uma franquia de padaria com uma marca já impulsionada no mercado pode ser muito vantajoso.

Para abertura de uma franquia de padaria, alguns custos iniciais administrativos são necessários, para que seja possível o investidor se tornar o franqueado da marca, como: taxa de franquia e royalties. Estes gastos são os mais burocráticos investimentos a serem feitos. Ficou na dúvida sobre isso? Vamos te ajudar!

Taxa de franquia: direito aos benefícios oferecidos pela franqueadora

A taxa de franquia é o valor pago pelo franqueado ao franqueador, para deter o direito a todos os benefícios da franquia, como:

  • formatação do negócio
  • transferência de know-how
  • suporte técnico, entre outros itens definidos em contrato de acordo com o segmento de franquia.

Após concordar com os termos da Circular de Oferta de Franquia (COF), o franqueado paga à marca um valor fixo.

Em muitos casos, a taxa de franquia é o principal componente do investimento, juntamente com o capital de instalação e o capital de giro para o sócio investidor x sócio operador. Sendo assim, deve ser informado ao franqueado qual é a taxa a ser paga ao franqueado e principalmente as formas que este pagamento deve ser feito.

Royalties: direito do uso da marca

Os royalties são valores pagos pelo uso de uma marca. As redes de franquias obram cobrar royalties e oferecem a seus franqueados a oportunidade de poderem trabalhar a partir de uma marca já estabelecida no mercado. O franqueado assinará com a rede de franquia de padaria com a qual pretende investir. Então, é um contrato lhe dando a oportunidade de ter um negócio próprio. Além disso, ter um modelo e uma marca, já existentes no mercado.

Essa taxa é paga de forma periódica pelo franqueado ao franqueador. Em muitos casos, esse valor é uma porcentagem do faturamento obtido pela padaria drive thru. Além disso, os royalties também podem ser uma forma de remuneração pela utilização de processos tecnológicos patenteados, ou que estão protegidos por licença, para a produção de algum produto.

Como montar uma franquia de padaria?

Como é possível observar, montar uma franquia de padaria demanda cuidados em diversas questões financeiras e admirativas. Com expectativas para render bons frutos, não é um processo tão simples. A concorrência acirrada entre as melhores filiais pode fazer com que seus planos e esforços caiam por água abaixo, se não tiver foco e calma para identificar qual o tempo de retorno de investimento em franquia de padaria.

Segundo dados do IBGE, 60% das empresas acabam fechando as portas após os cinco primeiros anos de atividade contra apenas 5% das unidades franqueadas. Portanto, é possível afirmar ser seguro empreender no setor de franquia de padaria.

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24 de setembro de 2018
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