Padaria drive thru: conheça sobre o empreendimento antes de investir

Todo mundo adora um pão quentinho e cheiroso, não é mesmo? Ainda mais se esse pãozinho for acompanhado de um café, bolo ou doce! E se todos esses produtos chegarem até você de forma rápida e prática, sem ser necessário sequer descer do carro? Essa é a proposta de uma franquia padaria drive thru!

Nessa padaria, os clientes fazem seus pedidos, realizam o pagamento e recebem seus produtos sem precisar descer do carro. O tempo de atendimento nesse tipo de franquia de padaria é bastante curto. Portanto, isso agiliza bastante a vida do comprador. Esse é o grande diferencial da padaria drive thru e o motivo pelo qual essas padarias modernas vêm fazendo sucesso, afinal ninguém gosta de perder tempo hoje em dia.

O cliente simplesmente para com seu veículo na primeira cabine, faz o pedido, o pagamento e retira o pedido na próxima cabine. Então, enquanto um cliente está recebendo o pedido, já tem outro sendo atendido na cabine anterior. Por isso, torna o serviço ainda mais rápido e prático à toda a equipe de funcionários. No geral, é uma padaria comum com os mesmos produtos. Porém o modelo de atendimento é diferente.

Tudo muito eficaz e prático!

 

Funcionamento da padaria drive thru

O primeiro passo no processo de montagem será a escolha do seu local de funcionamento. Na maioria dos casos, a padaria drive thru é montada em avenidas bem movimentadas. Afinal, os clientes tendem a ser pessoas que estão indo para casa após o trabalho. Ou, além disso, quem saiu de casa para fazer alguma compra na rua e não quer perder tempo.

Na hora de abrir uma franquia padaria drive thru, procure um local próximo a algum bairro que tenha residências, para conseguir vender também para as pessoas do local e ter uma maior segurança. O espaço físico da padaria não precisa ser muito amplo, mas para montar o negócio é necessário calcular a área de circulação de carros e também uma área para estacionamento de fornecedores (carga e descarga).

É possível construir a edificação nos moldes tradicionais, porém alguns modelos são montados com uma espécie e container, com a possibilidade de instalar dois containers: um para atendimento e outro para entrega dos produtos. Em todo caso, faça uma pesquisa, planeje e veja o que é melhor para suprir sua necessidade na nova empresa!

 

Produtos frescos e quentes a toda hora 

O importante é saber que a demanda de clientes pode acontecer a qualquer hora do dia. Por isso programe-se para sempre ter produtos frescos e quentes, com uma vasta variedade de pãezinhos, por exemplo, saindo a toda hora.

A crocância dos pães, a maciez do bolo e as cores bonitas são diferenciais que você pode investir com segurança, pois são certeza de retorno.

Comida caseira

O cheiro de cada lembrança é como uma máquina do tempo das sensações. Bastam apenas poucos segundos para que os aromas nos façam reviver experiências — sejam elas boas ou ruins. Os especialistas já confirmaram: a memória olfativa é uma das mais duradouras, ultrapassando a capacidade da visão e da audição de reter referências.

Daí a importância dos seus produtos exalarem um bom aroma pelo ar!

O cheiro dos produtos oferecidos pode ser um importante fidelizador de seu cliente. Sentir o aroma do pão fresco é o primeiro passo para querer comprar.

Isso também vale para os bolos e outros itens oferecidos no mix de produtos.

 

Mercado em crescimento 

Sim, esse é um modelo de negócio que tem gerando bons resultados. Pois o faturamento médio mensal de uma franquia padaria drive thru bem estruturada tende a ficar entre R$ 50 e R$ 65 mil reais. Mas em alguns casos é possível chegar até os R$ 100 mil reais por mês. O lucro do negócio costuma ficar na faixa dos 20% sobre o faturamento bruto, então é uma boa margem para um negócio de pequeno porte.

Vantagens de uma padaria drive thru

  • Credibilidade: como o franqueador dispõe de um cadastro financeiro respeitável, o franqueado pode usufruir de descontos nos preços, de prazos mais longos e de pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador.  Pois seus produtos e/ou serviços já foram testados no mercado.
  • Contar com o apoio do franqueador: as chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente. O franqueador já possui uma rede própria de distribuição. Portanto, o sucesso da marca foi fortalecido após vários testes de produtos. Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.
  • Existência de um plano de negócio: na maioria das vezes, o pequeno empreendedor independente não dispõe de tempo e habilidade para prever fatos político-sociais e econômicos que possam afetar o seu negócio. É bom poder contar com o apoio de um franqueador competente, podendo instalar e expandir com menor risco financeiro.
  • Maior garantia de mercado: o franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marcas no mercado. Além disso, planejou a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes. O franqueador também possui informações relevantes com relação ao processo de melhor produzir e/ou vender e às estratégias de seus concorrentes.

 

Além disso…

  • Melhor planejamento dos custos de instalação: numa franquia formatada, o franqueador calculará e informará o custo a ser rateado com os outros franqueados ao fornecer o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia de construção, executar a fiscalização da obra e especificar máquinas e equipamentos.
  • Economia de escala: os custos de propaganda serão rateados entre os franqueados da rede, com isso, haverá uma redução substancial nos investimentos e, ainda, será possível melhorar a qualidade da propaganda. Além disso, existe a vantagem relacionada aos preços obtidos por uma central de compras da rede e ao investimento nos ativos fixos – como máquinas, equipamentos e instalações –, que também sofre uma redução pela quantidade necessária.
  • Independência jurídica e financeira: apesar da autonomia não ser total, o franqueado possuirá independência jurídica e financeira em relação ao franqueador. A empresa do franqueado terá sua própria razão social. Então, sendo uma pessoa jurídica distinta todas e quaisquer operações financeiras serão de responsabilidade individual dessa empresa.
  • Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento: o custeio da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e/ou aperfeiçoamento daqueles já existentes, caberá inteiramente ao franqueador, que os testará em suas unidades antes de lançá-los na rede.

Desvantagens da franquia

  • Pouca flexibilidade: nos sistemas de franquia formatada, os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. O objetivo das auditorias é detectar falhas no cumprimento das obrigações por parte do franqueado. Pois atua nos controles financeiros e contábeis, assim como no controle de operações reorientando para o rumo certo na gestão do negócio.
  • Risco de ocorrência de falhas no sistema: ao selecionar uma rede de franquias com um sistema problemático, o franqueado pode fazer mau negócio acarretando problemas operacionais no futuro. Poderá ocorrer o descumprimento de algumas cláusulas do contrato. Tais como atraso na entrega de produtos e equipamentos, deficiência na variedade de produtos, diminuição da rentabilidade prevista e perda de qualidade e/ou pouca inovação nos produtos comercializados.
  • Localização forçada: apesar da possibilidade do franqueado de dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda, o fato do franqueador ter a responsabilidade final pela localização faz com que ele, na maioria dos casos, a determine. Muitas vezes, mesmo se o franqueado possuir um bom imóvel para a sua instalação, o estudo feito para localização da franquia padaria drive thru pode indicar que o local não é apropriado para o negócio.

Apesar dessas ressalvas, as vantagens de uma franquia se sobressaem sobre os pontos de atenção.

 

Como montar uma padaria drive thru?

Faça um checklist de todos os itens que precisará providenciar.

  1. O primeiro passo é escolher o local
  2. Será necessário investir na compra das máquinas, forno de assar pão, freezers e outros acessórios básicos para produção e venda dos seus produtos.
  3. A contratação de alguns funcionários será algo indispensável.
  4. Abrir mais uma janela de atendimento de um dos lados para atender exclusivamente quem está a pé ou de bicicleta é algo a se pensar.
  5. Contrate um contador para dar início ao processo de legalização da franquia padaria drive thru. E, com isso, obtendo a licença da prefeitura, da ANVISA e todos os detalhes necessários para colocar a padaria drive thru em funcionamento.

Quanto custa montar uma padaria drive thru?  

Essa é uma dúvida que provavelmente está passando por sua mente e o custo inicial não é tão alto. Alguns modelos podem ser iniciados com cerca de R$ 150 mil, porém tudo é muito variável e pode chegar facilmente aos R$ 300 mil, dependendo da estrutura e do local de instalação. A maioria dos gastos tende a ficar por conta da estrutura da sua franquia padaria drive thru e dos equipamentos de trabalho.

Mas lembre-se que, se você ainda não tiver um terreno próprio para construção da franquia padaria drive thru, precisará investir ainda mais na compra desse local que será utilizado para montagem da padaria. Então existem vários detalhes com relação aos custos iniciais que precisam ser planejados para iniciar o novo negócio com sucesso.

Franquia padaria drive thru 

Uma opção para quem está querendo montar uma padaria drive thru é adquirir uma franquia. Já existem algumas nesse mercado que vêm se destacando e estão entre as melhores franquias para 2018.

 

Conheça aqui algumas opções:

  1. Pão Express

A Pão Express é uma franquia padaria drive thru que trabalha com o sistema de drive thru. Nasceu com a proposta de praticidade, a fim de fazer o cliente evitar filas e estacionamento lotados. A rede já conta com mais de 10 unidades comercializadas pelo Brasil.

INVESTIMENTO (R$) PARA ABRIR A FRANQUIA

TAXA DE FRANQUIA: R$ 35 mil

INVESTIMENTO TOTAL: A partir de R$ 100 mil

RETORNO DO INVESTIMENTO: Entre 16 e 24 meses

FATURAMENTO MÉDIO MENSAL: A partir de R$ 60 mil

ROYALTIES: Variável

  1. Pão & Companhia

O diferencial da franquia padaria drive thru Pão & Companhia é que os próprios franqueados produzem e comercializam os pães. Foi fundada em 1882 e entrou para o franchising em 1987.

INVESTIMENTO (R$) PARA ABRIR A FRANQUIA

TAXA DE FRANQUIA: A partir de R$ 50 mil

INVESTIMENTO TOTAL: A partir de R$ 150 mil

RETORNO DO INVESTIMENTO: Entre 12 e 60 meses

FATURAMENTO MÉDIO MENSAL: R$ 200 mil

ROYALTIES: 3% do faturamento bruto

 

  1. Pão To Go

O sistema é parecido com o da franquia padaria drive thru Pão Express, pois também trabalha com um serviço de drive thru. Entretanto, a Pão To Go também possui um modelo de quiosque, a fim de oferecer agilidade e conforto para os clientes.

INVESTIMENTO (R$) PARA ABRIR A FRANQUIA

TAXA DE FRANQUIA: A partir de R$ 35 mil

INVESTIMENTO TOTAL: A partir de R$ 250 mil

RETORNO DO INVESTIMENTO: Entre 18 e 24 meses

FATURAMENTO MÉDIO MENSAL: R$ 50 mil

ROYALTIES: 5% do faturamento bruto

  1. Das Brot

No formato das panificadoras alemãs, a franquia padaria drive thru Das Brot oferece pães, doces e salgados. Todos sem conservantes e importados da Alemanha. Então, quem se interessa em se tornar um franqueado trabalhará com pães exclusivos e com uma linha de cafés gourmet.

INVESTIMENTO (R$) PARA ABRIR A FRANQUIA

TAXA DE FRANQUIA: R$ 50 mil

INVESTIMENTO TOTAL: A partir de R$ 275 mil

RETORNO DO INVESTIMENTO: Entre 24 e 36 meses

FATURAMENTO MÉDIO MENSAL: R$ 60 mil

ROYALTIES: 5% do faturamento bruto

  1. Padaria Brasileira

Fundada em 1953 na cidade de Santo André, a franquia padaria drive thru trabalha também com serviço de delivery desde sua criação. No início dos anos 90, ingressou no ramo de franquias e, por isso, hoje possui mais de 05 lojas comercializadas.

INVESTIMENTO (R$) PARA ABRIR A FRANQUIA

TAXA DE FRANQUIA: Não divulgado

INVESTIMENTO TOTAL: A partir de R$ 500 mil

RETORNO DO INVESTIMENTO: Entre 36 e 48 meses

FATURAMENTO MÉDIO MENSAL: Não divulgado

ROYALTIES: 2% do faturamento bruto

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18 de dezembro de 2018
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