Restaurante, cafeteria ou padaria: qual a melhor opção de franquias de alimentação

O mercado de franquias é moldado pelas flutuações econômicas. Nas mais diversas mudanças, um setor se mantém no topo: o de franquias de alimentação. Os números comprovam: em 2013, o setor de alimentação faturou cerca de R$ 24 bilhões e ficou em terceiro lugar no mercado de franquias. O valor representou um crescimento de R$ 16,6% em comparação a 2012.

A quantidade de franqueadoras também apresentou um crescimento de 11,2%, totalizando 637 redes de franquias de alimentação.

Ainda tem dúvida? Então leia mais:

De acordo com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a alimentação fora do lar vem crescendo consistentemente nos últimos cinco anos, provando que as redes de franquias de alimentação são uma das opções mais buscadas. As melhores filiais nesse setor são as do ramo de restaurante, cafeteria ou padaria.

Segundo a PEGN:

  • Mais de 30% dos gastos das famílias com alimentação foram feitos fora de casa.
  • As redes começam a oferecer modelos baratos e com operações mais simplificadas, o que ajuda empreendedores com pouca experiência no setor ou pouco capital para investir.
  • A variedade de culinárias e modelos também atrai diferentes perfis de empreendedores.
  • Novas tendências como a “gourmetização” e as redes monotemáticas conquistam pessoas com ideias diferentes.
  • O setor de alimentação tem criado um ambiente propício para inovação, tanto no que refere-se aos tipos e opções de pratos servidos, quanto na questão de atendimento, modelos e tecnologia.

Restaurante

O mercado de franquia de restaurante aumentou bastante nos últimos anos. Investir nisso significa ter uma marca conhecida no mercado e usufruir da força que o nome carrega. Porém, geralmente não é tão simples manter todos os padrões exigidos pela marca franqueadora. Além disso, representa um investimento alto devido à estrutura física, equipamentos e equipe. O agravante é a operação complexa.

Cafeterias

Brasileiros estão entre os maiores consumidores de café do planeta e as franquias de cafeterias estão entre as mais procuradas. O dinheiro a ser investido é relativamente baixo e os produtos comercializados são de pequeno valor e consumo recorrente, o que garante um bom movimento. Além disso, com mix de produtos ampliados que muitas redes oferecem é possível aumentar o tíquete médio por cliente. No entanto, é um negócio que geralmente tem bastante concorrência.

Padarias

O setor de panificação é uma ótima alternativa, pois permaneceu estável apesar da crise. Muitos especialistas apontam que padaria é a melhor franquia de alimentação. Porém, sabe-se que os modelos tradicionais não serão mais suficientes para atender a um consumidor cada vez mais exigente. É preciso inovar – seja no mix de produtos, seja no formato do negócio. É o caso das padarias drive thru.

Ficou na dúvida sobre onde investir seu dinheiro? Quer saber o que é preciso para ter uma franquia de padaria? Calma, vamos te explicar e mostrar uma opção interessante.

 

Você já pensou em investir em uma franquia de padaria drive thru?

Uma diferente opção para comprar franquia é a padaria drive thru, uma nova tendência de mercado que busca trazer praticidade e rapidez aos clientes. Numa dessas franquias de alimentação o cliente encontra diversas opções de pães, doces, biscoitos e outras delícias no mesmo espaço.

O diferencial do negócio está relacionado à agilidade e economia de tempo, já que o consumidor não necessita estacionar o veículo – e ter que procurar vaga e, muitas vezes, pagar para “guardadores” de carros, descer do veículo, tomar chuva, carregar sacolas e enfrentar outros contratempos.

Para saber mais sobre o que você precisa analisar antes de investir em uma franquia, acesse nosso ebook.

4 de abril de 2019
Compartilhe: