Descubra a diferença entre sócio investidor e sócio operador

Você quer abrir uma franquia de alimentação, mas não tem capital suficiente para começar? Um sócio pode ser a solução para esse entrave! Buscar um parceiro na hora de investir pode ser uma boa alternativa para quem busca um novo negócio. Mas, que tipo de sócio é possível procurar para abrir uma franquia de alimentação? Ficou na dúvida sobre isso? Calma, vamos te explicar!

Quais são as sociedades possíveis numa franquia?

Assim como as empresas, as franquias de alimentação também podem recorrer a uma sociedade. Veja o que significa sócio investidor e sócio operador numa franquia:

Sócio Operador:

  • Se dedica integralmente à administração do negócio;
  • Participa mais ativamente do dia a dia da empresa;
  • Garante que o modelo proposto pelo franqueador seja aplicado corretamente;
  • Tem participação nos lucros e recebe o chamado pró-labore, que é o salário de quem gerencia o negócio.

Sócio Investidor:

  • São os que entram com o capital para iniciar as operações;
  • Seu objetivo é obter retorno financeiro, ou seja, ele quer saber o tempo de payback de franquia drive thru;
  • Avalia se o modelo de negócio proposto é vantajoso quando comparado com outras alternativas nas quais ele poderia aplicar seus recursos;
  • O franqueador faz uma análise criteriosa das condições desse sócio investidor.

Como escolher o sócio?

Dizem que escolher um sócio para um negócio é como se casar. A escolha deve ser muito criteriosa e baseada em alguns aspectos. Se você está interessado em abrir uma das melhores franquias para 2018, aqui damos algumas dicas, já que é possível optar por duas categorias: sócio investidor e sócio operador.

Veja aqui algumas dicas:

  1. Afinidade

Ter um sócio por afinidade é garantir que a relação de vocês seja respeitosa e amigável.

  1. Objetivos comuns

O que se espera do negócio deve ser bem definido desde o início da sociedade e, principalmente, precisa ser compatível entre o sócio investidor e sócio operador. Se você tem um perfil arrojado e está mais disposto a correr riscos, pode não ser uma boa ideia associar-se a alguém com estilo mais conservador e cuidadoso.

  1. Ética

Manter a ética entre os sócios é fundamental. Ter bem definido o que se espera da franquia, também. Alguém que coloca o lucro acima de tudo dificilmente dará certo em uma parceria com alguém que prioriza a qualidade no trabalho e as relações entre os indivíduos.

 

  1. Habilidades

Um deles gosta de colocar a mão na massa, outro prefere mexer com os números. São qualidades que se complementam dentro de um negócio e precisam ser levadas em consideração na hora de firmar sociedade com alguém.

  1. Compromisso

A atividade empreendedora exige determinação para enfrentar os desafios da gestão. No caso do sócio investidor e sócio operador, eles devem estar igualmente engajados para gerar resultados. Ambos precisam unir forças para encontrar os melhores caminhos e aplicar os recursos com criatividade e eficácia.

Ficou interessado?

Acesse nossa página da franquia e conheça os benefícios de ter uma Padaria Drive Thru:

 

4 de abril de 2019
Compartilhe: