Como escolher o tipo de franquia de padaria para investir?

Você já imaginou oferecer variedades de produtos e praticidade ao seu cliente por meio de uma franquia de padaria? Isso é possível. Mas qual a melhor escolha? Restaurante, cafeteria ou padaria? Diariamente o segmento de alimentação investe em inovação e moderniza o atendimento ao cliente, se tornando uma padaria moderna que mistura inovação e tradição, sendo reconhecida por ser um diferencial no mercado.

Ficou na dúvida sobre quais são os modelos de franquias de padaria? Calma, vamos te explicar!

De acordo com os dados divulgados pela ABIP- Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, no último ano, as empresas do segmento de padarias registraram um crescimento de 2,7%, obtendo o faturamento de R$ 84,7 bilhões. O número divulgado trata-se de um crescimento expressivo em meio ao mercado brasileiro.

Para empreender nesta área, é importante antes de mais nada, conhecer o segmento antes de definir o tipo de estabelecimento que você pretende abrir. Já se foi o tempo em que as padarias se limitavam a vender apenas pães, leite e doces. É possível encontrar atualmente os mais variados modelos de panificadoras.

Com o crescimento no segmento, as franquias de padaria tornam-se grandes negócios para quem deseja investir em uma padaria personalizada ou, ainda, dar continuidade ao segmento usual. É possível tomar café com pão na chapa no balcão na padaria tradicional, comprar alimentos reestruturados na padaria gourmet e fazer o pedido dentro do carro na padaria drive thru. São diversas opções e uma delas pode se encaixar perfeitamente em seu perfil de negócio. Saiba mais informações sobre esse segmento de franquias.

Franquia de padaria tradicional

Comprar o pão na chapa e o pingado é habitual nas padarias tradicionais. Este é o conceito de padaria que nos lembramos de nossa infância, com produtos essenciais e atendimento caloroso.

Hoje em dia, nos grandes centros, as padarias tradicionais estão sofrendo concorrência de estabelecimentos personalizados ou então chamadas de padarias modernas. Entretanto, segundo pesquisa do SEBRAE sobre estudo de mercado da panificação, aproximadamente 63,2 mil panificadores fazem parte do mercado no Brasil – dessas, 60 mil são micro e pequenas empresas. As padarias tradicionais se destacam entre os números citados na pesquisa.

Unindo tradição e inovação, as franquias de alimentação se reinventaram e desenvolveram aos apreciadores da culinária elaborada um modelo de franquia de padaria que atende as necessidades dos paladares refinados e que enchem os olhos dos clientes, com os produtos que parecem obras de arte. O pão fresquinho é uma delícia, não é mesmo? Mas, agora imagine o sabor deste pão com um toque gourmet.

Franquia de padaria gourmet

A padaria gourmet como é conhecida por desenvolver produtos especiais. Ela oferece pão, café, bolo, torta entre outros produtos, mas a produçã

o é feita em quantidade limitada, o que permite rigor sanitário, minimizando as chances do desperdício dos produtos.

Outra diferença entre a padaria gourmet e a padaria tradicional é o investimento em estrut

 

ura, que geralmente é diferenciada e tem um toque de requinte. Este segmento trabalha com alimentos para café da manhã, além de pratos desenvolvidos para o almoço e jantar, oferecendo ao cliente comodidade e opções apetitosas (e de boa apresentação) durante o dia e à noite.

Franquia de padaria drive thru

Aos apaixonados por otimização de tempo, uma opção diferente para comprar franquia é a padaria drive thru, uma tendência de mercado que aposta na praticidade e agilidade no atendimento aos clientes. O diferencial do negócio está relacionado a agilidade. Pois, o consumidor não necessita estacionar o veículo, carregar sacolas e enfrentar contratempos desnecessários.

Em padaria drive thru o cliente encontra diversas opções de pães, café, doces, biscoitos e outras receitas saborosas.

Essa é a proposta da franquia de padaria, uma inovação para fraqueados que desejam empreender e oferecer mais que pão fresquinho com rapidez aos clientes.

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Conheça o mercado de franquia de padaria

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), quem procura por uma franquia para investir conta com o seguinte cenário:

  • As empresas do segmento registraram em 2015 um crescimento de 2,7%, e o faturamento chegou a R$84,7 bilhões;
  • O setor gerou mais de 700 mil empregos diretos, sendo 245 mil (35%) envolvidos diretamente na produção;
  • Ao todo são 127 mil empresários gerenciando os negócios do setor;
  • 76% dos brasileiros consomem pão no café da manhã e 98% consomem produtos panificados;
  • Dos pães consumidos, 86% são artesanais, e 52% é do tipo francês;
  • Os principais mercados do Brasil que preferem a compra de pães em padarias são: Belém (97,2%); Fortaleza (93,2%); Recife (91,8%); Brasília (91,7%); Salvador (88,4%); São Paulo (85%); Goiânia (84,3%) e Rio de Janeiro (70,2%);
  • O consumo do brasileiro é de 22,61 kg de pães por ano;
  • Além da comercialização de pães, os empresários do setor também participam de outras cadeias produtivas. Como, por exemplo, bebidas, congelados, lacticínios, frios, congelados, cigarros, bomboniéres, doces e sorvetes, entre outros;
  • A diversidade de produtos comercializadas nas padarias só perde em quantidade para supermercados e hipermercados;
  • As padarias artesanais são responsáveis por produzir 79% dos produtos do setor. Entretanto, as padarias industriais fabricam 14%. Já as padarias de supermercados, 7%;
  • Devido ao aumento no preço do trigo, principal matéria-prima utilizada na panificação, os empresários estão investindo em outros produtos para a produção, como a mandioca e o milho.

Dicas importantes para quem quer ter uma franquia de padaria

  • Localização da padaria drive thru: neste segmento as padarias são mais adequadas para regiões comerciais. Pois nessas regiões há um grande fluxo de pessoas no horário de expediente;
  • Horário de funcionamento: na padaria tradicional, como também nas padarias gourmet ou drive thru, é importante que elas abram bem cedo para recepcionar as pessoas que preferem tomar café da manhã do lado do trabalho, ou precisam otimizar o seu tempo;
  • Diversidade de produtos: como diz o ditado: agradar a gregos e troianos. Isso é fundamental. Oferecendo diversidade de produtos, incentiva-se a compra por parte do cliente e possibilita-se assim retorno do investimento feito.
18 de outubro de 2018
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