Franquias de alimentação: em qual e por que devo investir?

Focar em empresas do ramo de alimentação é sempre uma boa escolha quando se procura um novo negócio. Investir em uma entre as mais variadas opções de franquias de alimentação é o sonho de muitas pessoas que querem ter seu próprio negócio e que decidiram tomar outro rumo na carreira profissional. Hoje no Brasil existe uma série de opções de franquias disponíveis para quem quer investir no ramo da alimentação.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) afirma que o ramo mais importante no franchising é o de alimentação. Seja como restaurante, cafeteria ou padaria, uma vez que é o que mais cresce e representa 20% de todo o mercado. Neste texto, vamos abordar o setor de alimentação como opção de investimento, e quanto é mais lucrativo fazer negócio através de franquias de padaria.

Invista em franquias de alimentação

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) informa que o segmento de alimentação fora do lar expande 10% anualmente, gerando 450 mil novos empregos por ano. Já imaginou investir em um negócio que cresce além da crise e ainda funciona no formato de franquia, com apoio de quem já sabe fazer negócio?

Vale destacar que o resultado operacional do negócio depende não só da franquia escolhida, mas também da área onde está localizado o estabelecimento, a equipe, a organização, a gestão, dentre outros detalhes.

Lembre-se!

Em qualquer ramo de atividade, quanto maior a pesquisa, menor é o risco. Para as franquias de alimentação, é de suma importância ter profunda informação e conhecimento sobre a empresa franqueadora e sobre o produto atrelado ao negócio que irá empreender. Além disso, também é relevante saber em detalhes como funcionam as operações com os fornecedores e distribuidores da loja.

Há ainda quem prefira optar por uma franquia de cafeteria. Isso porque o Brasil ocupa o topo da lista de maiores produtores e exportadores de café. Além disso, os brasileiros também são alguns dos maiores responsáveis pelo consumo do produto no mundo todo. A expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) é que, em 2015, o consumo nacional de café alcance a marca de 21 milhões de sacas ao ano.

Na hora de fazer uma pausa para um cafezinho, as franquias de cafeterias são bastante atrativas, especialmente as que já são marcas reconhecidas no segmento e que oferecem um cardápio variado.

Busque o diferencial!

Um setor que vem se destacando ano após ano entre as franquias de alimentação são as padarias. O Brasil conta com mais de 63 mil padarias, segundo levantamento da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e elas faturaram juntas R$ 84,7 bilhões em 2015, de acordo com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) e da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP).

As padarias de hoje não focam mais na venda exclusiva de pães e apostam em almoços, doces, salgados de diversos tipos, bebidas, entre outros. Essa variedade atrai cada vez mais clientes e empreendedores.

O que devo saber para comprar uma franquia?

Quem pensa em investir em franquias de alimentação entra em um mercado com muita demanda, o que parece ser ótimo num primeiro momento, mas que tem concorrência acirrada. Existem aproximadamente 70 mil panificadoras e confeitarias em atividade no país. Por isso, apostar em algo inovador garante mais sucesso ao negócio. É o caso da franquia de padaria drive thru. Antes de entrar no negócio, é necessário saber algumas coisas. Para ajudá-lo, elencamos algumas dicas úteis. Confira:

Dicas importantes para quem quer ter uma franquia de padaria

  • Tipos de padaria: Antes de mais nada, é importante definir o tipo de estabelecimento que você pretende abrir. Já se foi o tempo em que as padarias se limitavam a vender pães, leite e doces. Atualmente, é possível encontrar os mais variados modelos de panificadoras. Há ainda franquias de alimentação especializadas em padarias drive thru, uma inovação no mercado.
  • Localização da padaria drive thru: as padarias são bastante adequadas para regiões onde há um grande fluxo de pessoas.
  • Horário de funcionamento: é importante que elas abram bem cedo para recepcionar as pessoas que preferem tomar café da manhã fora de casa.
  • Distribuidores: não se esqueça dos distribuidores que farão o serviço de carga e descarga. Nesse caso, contar com um estacionamento facilita bastante o trabalho de todos.

Como montar uma padaria investindo em franquia 

Como você pode ver, montar uma padaria demanda muito cuidado em diversas questões. Embora possa render muitos frutos, não é um processo simples. De quebra, a concorrência acirrada entre as melhores filiais pode fazer com que seus planos e esforços caiam por água abaixo.

Nesse sentido, uma alternativa interessante e muito mais segura para empreender no setor de padarias está em investir em franquias. Uma padaria é a melhor franquia de alimentação. Segundo dados do IBGE, 60% das empresas fecham as portas após os cinco primeiros anos de atividade contra apenas 5% das unidades franqueadas.

Isso acontece porque você investe em uma marca conhecida e que já está consolidada no mercado. De modo geral, as redes também oferecem ao franqueado todo o suporte necessário, antes e depois da abertura da unidade.

 

Para reduzir custos

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de alimentação movimentaram 42,816 bilhões de reais em 2017, um avanço de 6% em relação ao ano anterior.

Tudo começa pelo estudo de viabilidade do ponto comercial em franquias de alimentação. Nele, examina-se não apenas o fluxo de pessoas, mas também a estrutura do imóvel, a concorrência e a legislação local.

Outra vantagem de montar uma padaria investindo em franquias de alimentação está na redução de custos em diversos momentos. Como você trabalha em rede, os custos de treinamento e de ações de marketing são divididos com todos os outros franqueados. Em suma, você consegue reproduzir um modelo de franquia de alimento que já está consolidado no mercado, o que aumenta suas chances de sucesso.

Ficou interessado?

Saiba o que você precisa analisar antes de investir em uma franquia. Acesse nosso e-book.

4 de abril de 2019
Compartilhe: