Archive for abril, 2019

Por que algumas franquias preferem sócio operador?

4 de abril de 2019

Você quer mudar de ramo e investir em franquia de alimentação, mas não tem dinheiro suficiente para começar o negócio? Ou ainda, não tem tempo para se dedicar integralmente à nova empresa? Saiba que essa modalidade de empreendimento dispõe de dois tipos de sociedade que se complementam para que o sucesso seja alcançado.

Aqui vamos te explicar que existem duas modalidades de sócios para franquias e qual o papel de cada uma. Elas são chamadas de sócio investidor e sócio operador, e se complementam no gerenciamento e operação da empresa.

Sócio investidor e sócio operador

  1. O sócio investidor é aquele que possui meios financeiros para abrir uma franquia e espera o retorno do negócio através do lucro obtido. Ele acompanha de perto o tempo de payback de franquia drive thru.
  2. O sócio operador é quem está no dia a dia da franquia, pois ele é a pessoa que vai atuar à frente das atividades da empresa.

Qual a importância do sócio investidor e sócio operador?

O sócio investidor é responsável por injetar recursos para a saúde financeira do negócio. Ou seja, ele é o aporte necessário para que a ideia de se tornar um franqueador vire realidade e se torne uma fonte de lucro. Mas nem sempre ele tem tempo para gerenciar uma franquia. Daí procura alguém que possa fazer isso.

O sócio operador é quem vai dispor de tempo e força de trabalho para “tocar” o negócio. Esse diferencial pode fazer seu empreendimento estar entre as melhores franquias para 2018. O sócio operador também pode estar em busca de um investidor para dar início a um negócio.

No entanto, será a capacidade profissional do sócio operador que vai definir a sua aprovação pela franqueadora. A escolha do candidato é feita levando-se em conta as suas características pessoais, sua formação, espírito de liderança, capacidade de gestão, entre outros. Os que têm experiência nesse mercado estão um passo à frente.

Mas, então, por que algumas pessoas preferem o sócio operador? Por suas características:

  • Estar presente, gerenciando o seu negócio e garantindo que a operação rode nos padrões da franqueadora;
  • Ter características que facilitem a empatia com clientes e funcionários;
  • Gostar de colocar a mão na massa;
  • Ter tempo para se dedicar integralmente à franquia;
  • Ele recebe, além da participação nos lucros definida no contrato social, um pro-labore, ou seja, um pagamento referente ao tempo de trabalho executado.

 

Por oferecer diversos modelos de negócios e estar num mercado de constante evolução, as franchisings absorvem tanto o investidor quanto o operador. Vale destacar que numa franquia de alimentos sócio investidor e sócio operador têm seu papel e suas obrigações, visando o sucesso do empreendimento.

O ideal seria que ambos perfis estivessem presentes no mesmo empresário, mas isso raramente acontece. Por isso há a possibilidade de buscar um sócio com perfil complementar, que some nessa parceria em busca do sucesso e eficácia da gestão.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto?

Acesse nossa página da franquia e conheça os benefícios de ter uma Padaria Drive Thru:

 

 

Descubra a diferença entre sócio investidor e sócio operador

4 de abril de 2019

Você quer abrir uma franquia de alimentação, mas não tem capital suficiente para começar? Um sócio pode ser a solução para esse entrave! Buscar um parceiro na hora de investir pode ser uma boa alternativa para quem busca um novo negócio. Mas, que tipo de sócio é possível procurar para abrir uma franquia de alimentação? Ficou na dúvida sobre isso? Calma, vamos te explicar!

Quais são as sociedades possíveis numa franquia?

Assim como as empresas, as franquias de alimentação também podem recorrer a uma sociedade. Veja o que significa sócio investidor e sócio operador numa franquia:

Sócio Operador:

  • Se dedica integralmente à administração do negócio;
  • Participa mais ativamente do dia a dia da empresa;
  • Garante que o modelo proposto pelo franqueador seja aplicado corretamente;
  • Tem participação nos lucros e recebe o chamado pró-labore, que é o salário de quem gerencia o negócio.

Sócio Investidor:

  • São os que entram com o capital para iniciar as operações;
  • Seu objetivo é obter retorno financeiro, ou seja, ele quer saber o tempo de payback de franquia drive thru;
  • Avalia se o modelo de negócio proposto é vantajoso quando comparado com outras alternativas nas quais ele poderia aplicar seus recursos;
  • O franqueador faz uma análise criteriosa das condições desse sócio investidor.

Como escolher o sócio?

Dizem que escolher um sócio para um negócio é como se casar. A escolha deve ser muito criteriosa e baseada em alguns aspectos. Se você está interessado em abrir uma das melhores franquias para 2018, aqui damos algumas dicas, já que é possível optar por duas categorias: sócio investidor e sócio operador.

Veja aqui algumas dicas:

  1. Afinidade

Ter um sócio por afinidade é garantir que a relação de vocês seja respeitosa e amigável.

  1. Objetivos comuns

O que se espera do negócio deve ser bem definido desde o início da sociedade e, principalmente, precisa ser compatível entre o sócio investidor e sócio operador. Se você tem um perfil arrojado e está mais disposto a correr riscos, pode não ser uma boa ideia associar-se a alguém com estilo mais conservador e cuidadoso.

  1. Ética

Manter a ética entre os sócios é fundamental. Ter bem definido o que se espera da franquia, também. Alguém que coloca o lucro acima de tudo dificilmente dará certo em uma parceria com alguém que prioriza a qualidade no trabalho e as relações entre os indivíduos.

 

  1. Habilidades

Um deles gosta de colocar a mão na massa, outro prefere mexer com os números. São qualidades que se complementam dentro de um negócio e precisam ser levadas em consideração na hora de firmar sociedade com alguém.

  1. Compromisso

A atividade empreendedora exige determinação para enfrentar os desafios da gestão. No caso do sócio investidor e sócio operador, eles devem estar igualmente engajados para gerar resultados. Ambos precisam unir forças para encontrar os melhores caminhos e aplicar os recursos com criatividade e eficácia.

Ficou interessado?

Acesse nossa página da franquia e conheça os benefícios de ter uma Padaria Drive Thru:

 

Você sabe o que é Payback? Aprenda a calcular o tempo de retorno sobre seu investimento

4 de abril de 2019

O termo payback é muito usado entre os empresários e gestores de empresas. Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre o seu significado e sobre o que exatamente esse termo implica. É muito comum o uso de termos estrangeiros no país, principalmente no mundo dos negócios. Payback de franquia é somente um deles e é de suma importância para as finanças da empresa e para entender o tempo de retorno do investimento payback.

O que é?

Payback nada mais é que o retorno. Trata-se de um indicador ou estratégia utilizada nas empresas para calcular o período de retorno de investimentos, seja em um projeto ou não. O tempo de retorno do investimento payback é muito importante para quem quer investir.

Em termos técnicos, payback é o tempo de retorno desde o investimento inicial até aquele momento em que os rendimentos acumulados se tornam iguais ao valor desse investimento.

Esse período nem sempre é curto, isso vai depender do valor do investimento e do tipo de negócio, como exemplo: payback de franquia.

O retorno é relacionado a outros indicadores, como:

  • Retorno sobre Investimento (ROI): percentual de retorno sobre investimento inicial;
  • Valor Presente Líquido (VPL): valor acumulado do fluxo de caixa, usado para cálculo exato de payback de franquia;
  • Taxa Interna de Retorno (TIR): taxa de juros para qual o VPL torna-se zero.

Filiais com melhores payback

De uma forma geral, as franquias com tempo de retorno do investimento payback rápido são aquelas cujo investimento inicial para abertura da unidade é mais baixo. Microfranquias e franquias de baixo custo, por exemplo, costumam ter prazos entre 3 e 24 meses. Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 29% das redes de franquias associadas afirmam demandar entre 12 a 24 meses para que o investidor recupere o tempo de retorno do investimento payback. Já entre as marcas que operam também com microfranquias, o mesmo índice sobe para 41%, levando em conta o formato básico de operação.

Ainda de acordo com o estudo, as redes que trabalham exclusivamente com formato de microfranquias, 33% garantem que o tempo de retorno do investimento payback acontece entre 6 a 12 meses da abertura do negócio, enquanto outras 39% dizem que o prazo estimado é o mesmo das franquias comuns: entre 1 ano e 1 ano e meio.

Entre as filiais com melhores payback de franquia estão as franquias de alimentação, que estimam o tempo de retorno do investimento payback em 6 meses. Destacam-se a franquia de padaria e a padaria drive thru.

Recomendações:

A Associação Brasileira de Franchising recomenda que antes de assinar a Circular de Oferta (COF), documento que atesta o interesse do investidor em abrir uma unidade da franquia, é importante lembrar que as estimativas divulgadas pelas redes franqueadoras podem não corresponder com a sua experiência à frente do negócio. E vale destacar, ainda, que esse é um dos erros mais comuns cometidos por candidatos a franqueados atraídos pela expectativa de um (incerto) tempo de retorno do investimento payback.

Na visão do consultor da GSPP, os riscos do franqueado serão menores caso a franqueadora apresente um plano de negócio factível com o momento do mercado. No entanto, ele salienta que não existem negócios com risco zero de insucesso.

Como fazer o cálculo

O cálculo do payback envolve uma fórmula relativamente simples, mas é preciso cuidado na hora de calcular as variáveis. É muito importante o planejamento adequado do fluxo de caixa.

É preciso colocar todos os custos relacionados ao investimento, o que nem sempre é fácil.

Devem ser incluídos custos com equipamentos, funcionários, despesas administrativas e operacionais relacionadas. Depois, por meio do demonstrativo de resultados, define-se o resultado médio mensal do fluxo de caixa, considerando um determinado período (12 meses, por exemplo).

Divide-se o investimento inicial por esse resultado e tem-se o tempo de retorno do investimento payback do projeto.

Logo, PB (payback) = investimento inicial / resultado médio do fluxo de caixa

Caso uma empresa tenha feito um investimento de R$ 80.000,00 e o resultado médio mensal de seu fluxo de caixa corresponda a R$ 3.000,00, tem-se:

PB = 80.000 / 3.000 = 26,7 meses (aproximadamente 27 meses, ou seja, 2 anos e 3 meses).

Calcular o resultado médio mensal do fluxo de caixa tem a vantagem de simplificar as contas, oferecendo um valor base para ser dividido pelo investimento inicial.

O gestor pode elaborar um fluxo de caixa livre acumulado, ou seja, ele irá somando todos os fluxos de caixa da sua projeção, do começo ao fim.

Projetos novos geralmente apresentam resultados negativos nos meses iniciais; mas, com o acúmulo de resultados positivos nos meses seguintes, o valor se converte em resultado positivo definitivo.

Quando o projeto atingir esse resultado positivo, significa que o payback foi alcançado.

Em se tratando da compra de um equipamento, por exemplo, o cálculo do tempo de retorno do investimento payback pode ser mais limitado.

Considere que uma máquina que fabrica certas peças custa R$ 3.000.000,00. Ela permite a redução de custo em 15% em cada peça.

Cada peça tem, no momento um custo de R$ 400,00 e são produzidas mensalmente 10.000 unidades dela.

Se deseja saber em quanto tempo acontecerá o tempo de retorno do investimento payback desse investimento, siga os passos:

  1. Em 1 mês, os custos com as peças são de R$ 4.000.000;
  2. Como a máquina oferece redução de 15%: 15% de 4.000.000 = 600.000;
  3. Logo, há uma economia de R$ 600.000,00 mensais, que entram como receita
  4. PB = 3.000.000 / 600.000 = 5 meses

Um tempo de retorno do investimento payback relativamente rápido para um investimento.

Caso deseje calcular o retorno em anos, é só dividir o valor do investimento inicial pela economia de 1 ano, ou seja, R$ 7.200.000,00.

PB = 3.000.000 / 7.200.000 = 0,416 ano (ou, por aproximação, 0,42 ano).

Importante se atentar a estes pontos

  • Planejamento: faça um levantamento das receitas e despesas da empresa, envolvendo planos de investimento e expansão, tempo atual e futuro, e organize por categoria: operacional, não operacional, investimento.
  • Período: Defina um período para o cálculo de payback conforme o perfil de sua empresa (6 meses, 12 meses, 3 anos);
  • Atualização: periodicamente o fluxo de caixa, contemplando novos horizontes, adicionando ou eliminando receitas e despesas e fazendo uma revisão de seu plano de negócios e de seu orçamento;
  • Acompanhamento: verifique sempre a movimentação de seu fluxo de caixa, estando apto a fazer previsões, identificar oportunidades e riscos e considerar todos esses fatores na hora de calcular o retorno financeiro de algum projeto.

Payback simples e descontado

Na verdade, existem 2 tipos de payback: nominal (simples) ou com valores atualizados (descontado).

O simples é o que já foi definido acima e cuja fórmula foi aplicada. Ele apresenta a vantagem de ser simples e rápido, e medir o grau de risco de determinado investimento.

Porém, não considera o valor do dinheiro no tempo, os fluxos de caixa depois do período de payback e o custo de capital da empresa.

Essas limitações do payback simples faz com que alguns especialistas o considerem um método incorreto do ponto de vista matemático, pois não está em acordo com os princípios de equivalência entre taxas (matemática financeira).

Para suprir as limitações do payback simples, existe o payback descontado. Ele usa uma taxa de desconto, geralmente anual.

Uma das mais usadas é a TMA (Taxa Mínima de Atratividade), definida pelos próprios investidores. Dessa forma, todos os fluxos de caixa terão o desconto dessa taxa em relação ao período especificado.

Caso deseje atualizar valores e trazer ao VPL (Valor Presente Líquido) um fluxo que está a 5 períodos futuros, pode-se usar a fórmula:

VPL = FC5 / (1 + TMA) 5, onde FC é o fluxo de caixa e corresponde, nesse exemplo, a R$ 600,00, enquanto o TMA é de 12%. Lembre-se que 12% é 12/100 = 0,12

VPL = 600 / (1 + 0,12)5 = 600 / (1,12)5 = 600 / 1,76 = R$ 340,9

Isso significa que o valor presente do fluxo de caixa não é R$ 600,00, mas aproximadamente R$ 341,00.

Considerando o exemplo dado mais acima, no tópico “Como calcular o seu payback?”, tem-se outro valor para o payback descontado.

Investimento inicial = R$ 80.000,00

Resultado médio do fluxo de caixa (12 meses) = R$ 3.000,00

Payback simples = 26,7 meses ou, por aproximação, 27 meses

TMA = 12% ao ano

VPL = 3.000 / (1,12)1 = R$ 2.678,00

Payback descontado = 80.000 / 2.678 = 29,9 meses ou, por aproximação, 30 meses

Ou seja, usando uma taxa de desconto, atualizando valores nominais, o tempo de retorno do investimento payback aumentou um pouco.

Vantagens e desvantagens

Assim como toda a estratégia, o tempo de payback de franquia drive thru apresenta pontos positivos e negativos.

  • Descomplique! É apresentada uma fórmula simples, é fácil de ser aplicada ou aprendida para saber o tempo de retorno do investimento payback
  • É possível identificar a ideia do nível de liquidez da franquia e do nível de risco que está envolvido neste investimento;
  • É útil! Em dois casos específicos: em projetos cujo grau de risco é alto e ou em projetos com vida limitada;
  • Em épocas de crise financeira e instabilidade econômica, o recurso serve para aumentar a segurança.

Esse artigo foi escrito embasado nas informações da Associação Brasileira de Franchising sobre o tempo de retorno do investimento payback.

Entre as desvantagens, estão:

  • O indicador valoriza de modo diferente os fluxos recebidos em períodos diversos (isso conforme o pensamento dualista, antes ou depois do payback, desconsiderando os valores recebidos dentro de cada um desses intervalos);
  • Para projetos de duração mais longa, o recurso não é muito recomendado, pois não considera os fluxos de caixa produzidos depois do ano de recuperação.

Fica a dica!

Apesar de todo negócio estar sujeito a riscos e perdas, o tempo de retorno do investimento payback fornece uma orientação para determinar o grau de risco de certos empreendimentos, cabendo ao gestor a decisão final.

Considerando as próprias condições do negócio, o mais prudente é evitar investimentos arriscados ou, pelo menos, deixá-los para outra ocasião.

Invista e planeje com segurança, principalmente se sua empresa não dispor de capital de giro.

Dicas de investimento

De acordo com dados divulgados pela ABIP – Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, no último ano, as empresas do segmento de padarias registraram um crescimento de 2,7%, com o faturamento chegando a R$ 84,7 bilhões. Trata-se de um excelente crescimento entre as melhores franquias para 2019.

Que tal oferecer uma variedade de produtos por meio de uma franquia de alimentação? E se toda essa praticidade for oferecida ao cliente sem ter nem de sair do carro através de uma padaria drive thru.

A franquia é uma nova tendência de mercado e busca trazer praticidade e rapidez aos clientes.

 

Vantagens de abrir uma franquia de alimentação

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) quem procura por uma franquia para investir conta com as seguintes vantagens:

  • Iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado e tornar-se uma das melhores filiais do segmento;
  • Ter o tempo de retorno do investimento payback rápido.
  • Contar com o apoio do franqueador;
  • Contar com a existência de um plano de negócio;
  • Ter maior vantagem competitiva de seu franqueador, pois os produtos e marcas foram testadas no mercado;
  • Melhor planejamento dos custos de instalação, pois numa franquia formatada, o franqueador calculará e informará o custo a ser rateado com os outros franqueados;
  • Economia de escala já que os custos de propaganda serão rateados entre os franqueados da rede, com isso, haverá uma redução substancial nos investimentos e melhorar a qualidade da propaganda.

Quanto fatura o setor?

A estimativa da associação é de que este ano as vendas das franquias que atuam no Brasil cresçam em mais de 10%, voltando a crescer na casa dos dois dígitos após alguns anos de instabilidade econômica. E o tempo de retorno do investimento payback é rápido.

Ficou interessado?

Acesse nossa página da franquia e conheça os benefícios de ter uma Padaria Drive Thru:

6 motivos para investir em uma franquia de padaria drive thru: descubra que é a melhor opção para você!

4 de abril de 2019

Sinônimo de inovação de mercado, as redes de franquias de padarias drive thru são uma boa opção de investimento para quem procurar abrir o próprio negócio. Investir em franquias do setor de alimentação pode ser uma boa pedida para aqueles que buscam novas alternativas para empreender. A ABIP – Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – mostra que, no último ano, as empresas do segmento registraram um crescimento de 2,7%, com o faturamento, chegando a R$ 84,7 bilhões.

E tem mais: o mercado de franquias de alimentação, no qual padarias e confeitarias estão inseridas, não para de crescer. O segmento de alimentação continua a ser o mais procurado por investidores. Mesmo em momentos de crise, o impacto na redução do resultado financeiro é menor do que em outros segmentos, dizem os especialistas.

Vantagens e desvantagens?

Veja as vantagens de investir numa franquia padaria drive thru

  • Credibilidade de um nome de franquia de padaria já consolidado
  • Contar com o apoio do franqueador para treinamentos e dividir conhecimentos
  • Existência de um plano de negócio podendo instalar e expandir com menor risco financeiro
  • Maior garantia de mercado já que os produtos oferecidos numa franquia de padaria drive thru já foram testados
  • Melhor planejamento dos custos de instalação
  • Economia de escala já que os custos são divididos

Sim, há desvantagens. Avalie:

  • Pouca flexibilidade: controle de operações reorientando para o rumo certo na gestão do negócio.
  • Risco de ocorrência de falhas no sistema: atraso na entrega de produtos e equipamentos, deficiência na variedade de produtos, diminuição da rentabilidade prevista e perda de qualidade e/ou pouca inovação nos produtos comercializados.
  • Localização forçada: possibilidade do franqueado de dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda.

Agilidade e praticidade ao cliente 

Uma franquia padaria drive thru oferece mais que produtos frescos e gostosos. Ela é sinônimo de praticidade e agilidade. É para quem precisa comprar um pãozinho e outros produtos sem se preocupar com a vaga de estacionamento. Ou quanto tempo irá perder na compra.

De forma muito tranquila o cliente pode escolher seus produtos dentro de uma gama de itens, pagar e pegar suas compras, onde tudo leva menos de cinco minutos.

Vale a pena investir nesse tipo de negócio?

O sistema de drive thru é um tipo de padaria moderna que trouxe muitos diferenciais de atendimento. Por isso, vale muito a pena investir nesse tipo de franquia padaria drive thru, porque se trata de uma opção diferenciada, que não existe em todos os lugares e que pode gerar ótimos rendimentos. Então tudo o que você precisa é planejar melhor esse início, decidir se irá montar por conta própria ou adquirir uma franquia padaria drive thru, e assim montar seu negócio.

Quer saber mais sobre esse assunto e saber qual o melhor caminho para investir numa franquia padaria drive thru? Baixe o eBook “Saiba o que você precisa analisar antes de investir em uma franquia”.

 

 

Melhores franquias para 2019: conheça as padarias drive thru

4 de abril de 2019

Quando se fala em franquias, logo vem à sua mente as grandes redes alimentícias? Isso é muito comum. Sabe por que? Porque as franquias de alimentação são as que mais crescem no mercado, se destacando como melhores franquias para 2019. O setor só cresce, já que a cada dia as famílias comem mais fora de casa e buscam a praticidade em seu dia a dia.

Saiba o que diz a Associação Brasileira de Franchising (ABF):

  • O faturamento do setor de franquias chegou a arrecadar cerca de R$ 38,8 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2019.
  • O número é 5,1% maior que o registrado no mesmo período de 2017.
  • Com base nos dados do 1º trimestre de 2019, a ABF projeta os números do setor. O crescimento deve ser de 7% a 8% em faturamento, 3% em número de unidades e 3% em volume de empregos diretos. O número de marcas franqueadoras deve ficar estável em 2.800.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), a panificação está entre os seis maiores segmentos da indústria do Brasil, com participação de 36% na indústria de produtos alimentares e 6% na de transformação. Comprar uma franquia neste ano pode proporcionar crescimento ao seu investimento.

Destacando-se nesse segmento, a padaria drive thru é a nova tendência do mercado. Esta franquia pode ser exatamente o que você procura para investir. Ficou com dúvidas sobre isso? Calma, vamos te explicar.

As franquias de padaria são novidades, fugindo do comum de franquias de fast food. A novidade no segmento de panificação, a padaria drive thru une inovação e tradição, além de buscar a praticidade e rapidez no atendimento ao cliente. É uma importante opção de filial para quem quer investir e inovar no mercado, oferecendo um diferencial para o local onde está implantada a padaria moderna.

O que encontramos nas melhores franquias para 2019?

  • O diferencial do negócio está relacionado à agilidade e economia de tempo;
  • O cliente simplesmente para o seu veículo na primeira cabine, faz o pedido, o pagamento e retira o pedido na próxima cabine
  • O cliente não enfrenta filas
  • Numa dessas franquias de alimentação o cliente encontra diversas opções de produtos: pães, doces, biscoito ou bolachas, como você preferir chamar.

Tem para todos os gostos e diversidades de alimentos com sabores e linhas especiais.

Esse é o grande diferencial e o motivo desse tipo de franquia estão entre as melhores franquias para 2019. Afinal, o intuito de todo investidor ao escolher uma franquia para comprar é ter bom custo benefício, não é mesmo?

Como se tornar um franqueado?

É necessário montar um planejamento estratégico, que inclui a parte financeira e as questões operacionais. Como esse primeiro passo dado, as possibilidades de ter problemas futuros são menores, tornando as chances de sucesso ainda maiores.

Ficou em dúvida?

Saiba o que você precisa analisar antes de investir em uma das melhores franquias para 2019. Acesse nosso e-book.

 

Restaurante, cafeteria ou padaria: qual a melhor opção de franquias de alimentação

4 de abril de 2019

O mercado de franquias é moldado pelas flutuações econômicas. Nas mais diversas mudanças, um setor se mantém no topo: o de franquias de alimentação. Os números comprovam: em 2013, o setor de alimentação faturou cerca de R$ 24 bilhões e ficou em terceiro lugar no mercado de franquias. O valor representou um crescimento de R$ 16,6% em comparação a 2012.

A quantidade de franqueadoras também apresentou um crescimento de 11,2%, totalizando 637 redes de franquias de alimentação.

Ainda tem dúvida? Então leia mais:

De acordo com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a alimentação fora do lar vem crescendo consistentemente nos últimos cinco anos, provando que as redes de franquias de alimentação são uma das opções mais buscadas. As melhores filiais nesse setor são as do ramo de restaurante, cafeteria ou padaria.

Segundo a PEGN:

  • Mais de 30% dos gastos das famílias com alimentação foram feitos fora de casa.
  • As redes começam a oferecer modelos baratos e com operações mais simplificadas, o que ajuda empreendedores com pouca experiência no setor ou pouco capital para investir.
  • A variedade de culinárias e modelos também atrai diferentes perfis de empreendedores.
  • Novas tendências como a “gourmetização” e as redes monotemáticas conquistam pessoas com ideias diferentes.
  • O setor de alimentação tem criado um ambiente propício para inovação, tanto no que refere-se aos tipos e opções de pratos servidos, quanto na questão de atendimento, modelos e tecnologia.

Restaurante

O mercado de franquia de restaurante aumentou bastante nos últimos anos. Investir nisso significa ter uma marca conhecida no mercado e usufruir da força que o nome carrega. Porém, geralmente não é tão simples manter todos os padrões exigidos pela marca franqueadora. Além disso, representa um investimento alto devido à estrutura física, equipamentos e equipe. O agravante é a operação complexa.

Cafeterias

Brasileiros estão entre os maiores consumidores de café do planeta e as franquias de cafeterias estão entre as mais procuradas. O dinheiro a ser investido é relativamente baixo e os produtos comercializados são de pequeno valor e consumo recorrente, o que garante um bom movimento. Além disso, com mix de produtos ampliados que muitas redes oferecem é possível aumentar o tíquete médio por cliente. No entanto, é um negócio que geralmente tem bastante concorrência.

Padarias

O setor de panificação é uma ótima alternativa, pois permaneceu estável apesar da crise. Muitos especialistas apontam que padaria é a melhor franquia de alimentação. Porém, sabe-se que os modelos tradicionais não serão mais suficientes para atender a um consumidor cada vez mais exigente. É preciso inovar – seja no mix de produtos, seja no formato do negócio. É o caso das padarias drive thru.

Ficou na dúvida sobre onde investir seu dinheiro? Quer saber o que é preciso para ter uma franquia de padaria? Calma, vamos te explicar e mostrar uma opção interessante.

 

Você já pensou em investir em uma franquia de padaria drive thru?

Uma diferente opção para comprar franquia é a padaria drive thru, uma nova tendência de mercado que busca trazer praticidade e rapidez aos clientes. Numa dessas franquias de alimentação o cliente encontra diversas opções de pães, doces, biscoitos e outras delícias no mesmo espaço.

O diferencial do negócio está relacionado à agilidade e economia de tempo, já que o consumidor não necessita estacionar o veículo – e ter que procurar vaga e, muitas vezes, pagar para “guardadores” de carros, descer do veículo, tomar chuva, carregar sacolas e enfrentar outros contratempos.

Para saber mais sobre o que você precisa analisar antes de investir em uma franquia, acesse nosso ebook.

Franquias de alimentação: em qual e por que devo investir?

4 de abril de 2019

Focar em empresas do ramo de alimentação é sempre uma boa escolha quando se procura um novo negócio. Investir em uma entre as mais variadas opções de franquias de alimentação é o sonho de muitas pessoas que querem ter seu próprio negócio e que decidiram tomar outro rumo na carreira profissional. Hoje no Brasil existe uma série de opções de franquias disponíveis para quem quer investir no ramo da alimentação.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) afirma que o ramo mais importante no franchising é o de alimentação. Seja como restaurante, cafeteria ou padaria, uma vez que é o que mais cresce e representa 20% de todo o mercado. Neste texto, vamos abordar o setor de alimentação como opção de investimento, e quanto é mais lucrativo fazer negócio através de franquias de padaria.

Invista em franquias de alimentação

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) informa que o segmento de alimentação fora do lar expande 10% anualmente, gerando 450 mil novos empregos por ano. Já imaginou investir em um negócio que cresce além da crise e ainda funciona no formato de franquia, com apoio de quem já sabe fazer negócio?

Vale destacar que o resultado operacional do negócio depende não só da franquia escolhida, mas também da área onde está localizado o estabelecimento, a equipe, a organização, a gestão, dentre outros detalhes.

Lembre-se!

Em qualquer ramo de atividade, quanto maior a pesquisa, menor é o risco. Para as franquias de alimentação, é de suma importância ter profunda informação e conhecimento sobre a empresa franqueadora e sobre o produto atrelado ao negócio que irá empreender. Além disso, também é relevante saber em detalhes como funcionam as operações com os fornecedores e distribuidores da loja.

Há ainda quem prefira optar por uma franquia de cafeteria. Isso porque o Brasil ocupa o topo da lista de maiores produtores e exportadores de café. Além disso, os brasileiros também são alguns dos maiores responsáveis pelo consumo do produto no mundo todo. A expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) é que, em 2015, o consumo nacional de café alcance a marca de 21 milhões de sacas ao ano.

Na hora de fazer uma pausa para um cafezinho, as franquias de cafeterias são bastante atrativas, especialmente as que já são marcas reconhecidas no segmento e que oferecem um cardápio variado.

Busque o diferencial!

Um setor que vem se destacando ano após ano entre as franquias de alimentação são as padarias. O Brasil conta com mais de 63 mil padarias, segundo levantamento da Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e elas faturaram juntas R$ 84,7 bilhões em 2015, de acordo com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) e da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP).

As padarias de hoje não focam mais na venda exclusiva de pães e apostam em almoços, doces, salgados de diversos tipos, bebidas, entre outros. Essa variedade atrai cada vez mais clientes e empreendedores.

O que devo saber para comprar uma franquia?

Quem pensa em investir em franquias de alimentação entra em um mercado com muita demanda, o que parece ser ótimo num primeiro momento, mas que tem concorrência acirrada. Existem aproximadamente 70 mil panificadoras e confeitarias em atividade no país. Por isso, apostar em algo inovador garante mais sucesso ao negócio. É o caso da franquia de padaria drive thru. Antes de entrar no negócio, é necessário saber algumas coisas. Para ajudá-lo, elencamos algumas dicas úteis. Confira:

Dicas importantes para quem quer ter uma franquia de padaria

  • Tipos de padaria: Antes de mais nada, é importante definir o tipo de estabelecimento que você pretende abrir. Já se foi o tempo em que as padarias se limitavam a vender pães, leite e doces. Atualmente, é possível encontrar os mais variados modelos de panificadoras. Há ainda franquias de alimentação especializadas em padarias drive thru, uma inovação no mercado.
  • Localização da padaria drive thru: as padarias são bastante adequadas para regiões onde há um grande fluxo de pessoas.
  • Horário de funcionamento: é importante que elas abram bem cedo para recepcionar as pessoas que preferem tomar café da manhã fora de casa.
  • Distribuidores: não se esqueça dos distribuidores que farão o serviço de carga e descarga. Nesse caso, contar com um estacionamento facilita bastante o trabalho de todos.

Como montar uma padaria investindo em franquia 

Como você pode ver, montar uma padaria demanda muito cuidado em diversas questões. Embora possa render muitos frutos, não é um processo simples. De quebra, a concorrência acirrada entre as melhores filiais pode fazer com que seus planos e esforços caiam por água abaixo.

Nesse sentido, uma alternativa interessante e muito mais segura para empreender no setor de padarias está em investir em franquias. Uma padaria é a melhor franquia de alimentação. Segundo dados do IBGE, 60% das empresas fecham as portas após os cinco primeiros anos de atividade contra apenas 5% das unidades franqueadas.

Isso acontece porque você investe em uma marca conhecida e que já está consolidada no mercado. De modo geral, as redes também oferecem ao franqueado todo o suporte necessário, antes e depois da abertura da unidade.

 

Para reduzir custos

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de alimentação movimentaram 42,816 bilhões de reais em 2017, um avanço de 6% em relação ao ano anterior.

Tudo começa pelo estudo de viabilidade do ponto comercial em franquias de alimentação. Nele, examina-se não apenas o fluxo de pessoas, mas também a estrutura do imóvel, a concorrência e a legislação local.

Outra vantagem de montar uma padaria investindo em franquias de alimentação está na redução de custos em diversos momentos. Como você trabalha em rede, os custos de treinamento e de ações de marketing são divididos com todos os outros franqueados. Em suma, você consegue reproduzir um modelo de franquia de alimento que já está consolidado no mercado, o que aumenta suas chances de sucesso.

Ficou interessado?

Saiba o que você precisa analisar antes de investir em uma franquia. Acesse nosso e-book.

Descubra quais são as principais tendências para franquias de alimentação

4 de abril de 2019

Quem sonha em dar uma guinada na vida e investir em um novo negócio em 2019 tem como opção partir para o ramo de negócios em franquias. É uma atividade muito lucrativa e que cresce a cada ano no Brasil. Melhor ainda é apostar em franquias inovadoras, com características ainda pouco exploradas pelo mercado.

Inovar é sempre um desafio para quem procura empreender. Pensar fora da caixinha exige, além de criatividade, estudos sobre o modelo de negócio, e tirar a ideia do papel implica em riscos. Mas o cenário torna-se muito mais favorável quando o modelo já foi testado pelo franqueador, que fornece ao franqueado todas as informações sobre o negócio, tais como valor de investimento na franquia, orientações sobre localização, fornecedores e detalhes sobre a operação. O franqueado começa o negócio sabendo inclusive qual é a previsão de recuperação do dinheiro investido após a compra da franquia.

Planeje!

Agora é hora de começar a planejar, preparar-se para o novo e escolher o ramo que deseja seguir. Há ideias inovadoras em diversos segmentos, mas você já pensou em investir em franquias de alimentação? Como restaurante, cafeteria ou padaria? Comece a escolher desde agora o negócio que deseja seguir e a pesquisar sobre o tema.

Segundo especialistas em franchising, o tempo médio entre o início da negociação com a franqueadora até a inauguração efetiva da unidade franqueada é de 4 a 5 meses. Mas pode-se levar um pouco mais ou pouco menos.

Tendências sobre franquias de alimentação

  • Uma das principais tendências é a de alimentação saudável e produtos naturais e há muitas ideias inovadoras nessa área;
  • De fato, o mercado de alimentação saudável tem registrado um crescimento expressivo nos últimos anos e deve crescer ainda mais;
  • Segundo um estudo da Euromonitor, a expectativa é que esse setor cresça cerca de 4,4% ao ano até 2021;
  • Quem pensa em entrar nessa área deve ficar de olho nas novidades e nos nichos possíveis para atuação. Além daqueles já citados – alimentos sem glúten, sem carboidratos e funcionais, produtos para preparação em casa também prometem se destacar;
  • Outra tendência são as franquias que trazem praticidade ao dia a dia, como os drive thrus.

Padaria drive thru

Padaria drive thru está entre as franquias de alimentação inovadoras. Negócios que facilitem a retirada dos produtos, a exemplo de drive thrus e sistemas do tipo ‘compre pela internet e retire na loja’, estão em evidência e devem ganhar ainda mais apelo com o tempo.

A padaria drive thru traz praticidade e rapidez para os clientes, que encontram nesses espaços muito mais do que pão. As lojas de franquias de alimentação oferecem uma grande variedade de produtos!

Uma das principais vantagens é que, por ser um negócio inovador, tem baixa concorrência.

A dica dos especialistas é escolher uma entre as franquias de alimentos que você tenha mais afinidade. Isso facilitará bastante o gerenciamento do seu negócio.

 

Franquias de alimentação que mais se destacam

Na ABF Franchising Expo 2018, maior feira do setor de franquias do País realizada em junho, em São Paulo, o segmento de franquias de alimentação demonstrou inovações e tendências bastante pertinentes e que certamente estão entre as melhores franquias para investir.

Para saber mais sobre o que você precisa analisar antes de investir em uma franquia, acesse nosso ebook.

A melhor franquia de alimentação é a padaria! Descubra os motivos!

4 de abril de 2019

Que tal oferecer uma variedade de produtos por meio de uma franquia de alimentação? E se toda essa praticidade for oferecida ao cliente sem que ele tenha sequer que sair do carro? Tudo por meio de uma franquia padaria drive thru, que mistura inovação e tradição, o negócio se torna muito melhor!

A proposta da padaria drive thru traz uma inovação inteligente de franquia de alimentação. Principalmente para quem quer oferecer mais que pão fresquinho e com rapidez aos clientes. Aí está uma excelente oportunidade de investimento em franquia para seu novo negócio.

Como está o mercado de alimentação?

De acordo com dados divulgados pela ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), no último ano, as empresas do segmento de padarias registraram um crescimento de 2,7%, com o faturamento chegando a R$ 84,7 bilhões. Trata-se de um excelente crescimento, considerando o cenário econômico do país.

Os números divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) também mostram essa realidade: o segmento de alimentação obteve crescimento global de 9,4% no comparativo entre os anos de 2016 e 2015. Ter uma franquia de padaria é um desafio! كازينو قطر Pois, há uma grande complexidade na gestão de fornecedores e é preciso saber administrar isso.

Ainda em dúvida sobre onde investir? لعبة قمار Vamos te explicar! A franquia de alimentação para investimento e o mercado do qual as padarias e confeitarias fazem parte não para de crescer. O segmento ainda é o mais procurado para quem quer tornar-se empresário. Ou, ainda para quem quer diversificar sua linha de atuação e investimento. O setor, mesmo em tempos de crise e contenções financeiras, ainda é o que menos sofre os impactos.

Vantagens de abrir uma franquia de alimentação

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), quem procura por uma franquia para investir conta com as seguintes vantagens:

  • Iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado e tornar-se uma das melhores filiais do segmento;
  • Contar com o apoio do franqueador. Pois as chances de sucesso se utilizando do sistema de franquia de alimentação formatada são maiores;
  • Contar com a existência de um plano de negócio;
  • Ter maior garantia de mercado, já que o franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marcas no mercado;
  • Melhor planejamento dos custos de instalação, pois, numa franquia formatada, o franqueador calculará e informará os valores a serem rateados com os outros franqueados;
  • Economia de escala, já que os custos de propaganda serão rateados entre os franqueados da rede. Com isso, haverá uma redução substancial nos investimentos e melhora da qualidade da propaganda.

Apostar em franquias de alimentos consolidadas tem outra vantagem: a diversidade de produtos! Pão, café, bolos e doces fazem parte desse rol.

E, ao comprar uma franquia bem estruturada, o empresário pode dedicar-se com mais afinco à gestão do negócio e ao atendimento ao cliente. العاب الربح من الانترنت

Como montar uma franquia de padaria?

Saiba como através do nosso e-book.

Pensando em se tornar um franqueado? Conheça os tipos em ascensão

4 de abril de 2019

Ser um franqueado significa assumir riscos e ter vontade e persistência para empreender. É buscar uma fatia de mercado que ofereça inovação para obter sucesso. É ter foco, mas também ter o apoio da marca que escolheu para investir.

E para investir dinheiro em uma franquia, o franqueado pode optar por diversos modelos de negócio. O importante é escolher o que melhor atenda à sua estratégia de crescimento. Afinal, o que analisar antes de investir? Quais as melhores franquias para investir?

Destacamos alguns modelos de franquia, como:

  • Franquia unitária: Ceder ao direito de abertura, com exclusividade de atuação em local determinado pelo franqueador. Como exemplo, as lojas ou quiosques em um shopping. O franqueado também pode adquirir outras franquias unitárias, dependendo de seu capital financeiro, desempenho alcançado e plano de expansão do franqueador.
  • Franquia Máster: Modelo comumente utilizado nos planos de internacionalização de franquias em países com grande território gráfico, como o Brasil. O máster franqueado, assina um contrato que lhe dá o direito de implantar ou terceirizar novas unidades franqueadas. Os contratos serão assinados pelo máster franqueado e ele receberá parte do valor de taxa de franquia e dos royalties.
  • Franquia de Desenvolvimento de Área: Cessão de direito para exploração de uma determinada região, onde o franqueado abrirá mais de uma unidade em um tempo já predeterminado. Será assinado um contrato para o desenvolvimento da área e para cada unidade que ele abrir. O desenvolvedor de área também poderá vender unidades em sua região, recebendo parte do valor cobrado a título de taxa de franquia e royalties. 

Mas, afinal, quais as melhores franquias para investir? Leia abaixo para ter mais informações.

Melhores investimentos 

É possível afirmar segundo a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que o segmento de franquias cresce a cada dia, já o setor de varejo em geral e prestação de serviços. Em 2017 o setor de vendas e comércio, segmento das melhores franquias para investir, tiveram aumento de 3,7% das vendas e atingiu um faturamento de R$ 163 bilhões.

Melhores franquias para investir

No setor de franquias de alimentos, o crescimento também é considerado expressivo. A estimativa é de que este ano de 2018, as vendas das melhores filiais que atuam no Brasil cresçam em mais de 10%, após alguns anos de instabilidade econômica. Essa estimativa planeja aumentar ainda mais nos próximos anos.

Ter como meta buscar uma entre as mais variadas opções de melhor franquia para investir é o sonho de muitas pessoas que querem ter seu próprio negócio e que decidiram tomar outro rumo na carreira profissional. Hoje no Brasil existe uma série de opções de franquias disponíveis para quem quer investir no ramo da alimentação.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) afirma que o ramo mais importante no franchising é o de alimentação, uma vez que é o que mais cresce e representa 20% de todo o mercado. Neste texto, vamos abordar opções de investimento, e quanto é mais lucrativo fazer negócio através de franquia de padaria.

A panificação está entre os seis maiores segmentos no Brasil. A participação é de 36% na indústria de produtos alimentares e 6% na de transformação.  As empresas do segmento registraram em 2015 um crescimento de 2,7%, e o faturamento chegou a R$84,7 bilhões. As informações são da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP).

Franquia de padaria drive thru

As padarias de hoje em dia não focam mais na venda exclusiva de pães e apostam em almoços, doces, salgados, bebidas, entre outros. Essa variedade atrai cada vez mais clientes e empreendedores.

Entre as franquias de alimentos, comprar a padaria drive thru é um diferencial! Com produtos de qualidade e sabor e atendimento ágil, tudo feito de maneira rápida e prática.

O diferencial de uma das melhores franquias para investir está relacionado à agilidade e economia de tempo. O cliente simplesmente para o seu veículo na primeira cabine, faz o pedido, o pagamento e retira o pedido na próxima janela. Tudo isso sem enfrentar filas, ou sem esperas desnecessárias ou contratempos, agilizando assim a compra. Trata-se de uma padaria moderna que atende no sistema drive thru, e está ganhando mercado nas principais cidades das regiões metropolitanas.

Numa dessas franquias de alimentos o cliente encontra diversas opções de produtos: pães, doces, café, biscoito ou bolachas, como você preferir chamar. Têm para todos os gostos e diversidades de alimentos com sabores e linhas especiais e diferenciadas.

Estes segmentos de alimentação e padaria, são considerados as melhores franquias para investir.

Pet shop

No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 132,4 milhões de pets domesticados entre cães, gatos, aves, peixes e outras espécies. A entidade estima ainda que os lares brasileiros possuam mais de 52 milhões de cães, 38 milhões de aves, 22 milhões de gatos e 18 milhões de peixes.

Apesar da instabilidade econômica vivida nos últimos anos, o Brasil ainda detém um dos principais mercados do setor pet mundial. Um estudo da Euromonitor International mostrou que o País movimenta anualmente quase R$ 19 bilhões com produtos voltados aos animais de estimação. Isso representa 5,14% de tudo que esse mercado movimenta nos cinco continentes do planeta.

O franqueado poderá lucrar com uma loja pet entre as melhores franquias para investir. Mas será necessário seguir corretamente o plano de negócios da rede e dedicação e foca à frente da franquia. Vale também pesquisar sobre possíveis restrições locais,. Isso porque alguns produtos pet podem ser comercializados em algumas regiões, mas em outras não.

Lembre-se!

Em qualquer ramo de atividade, quanto maior a pesquisa menor é o risco. Para as franquias é de suma importância ter profunda informação e conhecimento sobre a empresa franqueadora. Assim como sobre o produto o qual está decidindo empreender. Além disso, é relevante saber em detalhes como funcionam as operações com os fornecedores e distribuidores da loja para investir nas melhores franquias para investir.

Ficou interessado?

Saiba o que você precisa analisar antes de investir em uma das melhores franquias para investir. Acesso nosso ebook.